gestão do tempo
Postado em 28 de janeiro por Focsi

7 dicas de gestão de tempo: faça tudo que planeja!

Confira aqui 7 dicas de gestão de tempo para que você consiga realizar tudo que planeja em um dia! Com algumas técnicas, sua produtividade aumenta MUITO.


Falta de tempo”. Você escuta o tempo todo – até sente na pele. O relógio parece um inimigo, que impede você de realizar tudo que deseja. Mas é possível reverter isso. A gestão de tempo ajuda você a render o máximo das suas horas.

Trata-se de trabalhar de forma inteligente, não só duro. Com os métodos certos, suas horas no escritório rendem mais frutos!

Baixe também nosso Ebook gratuito!

Então confira abaixo 8 dicas para ser mais produtivo!

#1 Toda manhã, faça uma lista de tarefas

Pode ser assim que acordar, quando estiver no ônibus ou ao chegar no escritório. Faça uma lista com todas as tarefas que deseja fazer no dia. Seja esperto: vale mais a pena anotar 6 tarefas e cumpri-las do que fazer uma listona e se perder.

Leve os primeiros 30 minutos de cada dia para planejar seu dia. Não comece o seu dia até que você complete seu plano de tempo. O momento mais importante do seu dia é o tempo que você agendar para agendar o tempo. Há quem prefira também planejar antes do dia começar, o que é totalmente válido.

gestão de tempo

Assim que tiver a lista, grife as tarefas mais urgentes. O ideal é fazer duas tarefas “urgentes” por dia – comece por elas e depois faça o resto. Essa é uma ótima forma de praticar a gestão de tempo no seu dia a dia.

→ [BLOG] Como gerar Motivação no trabalho: métodos e dicas simples

#2 Transforme tarefas complexas em tarefas menores

Imagine que você tenha que criar um manual para os novos funcionários da sua empresa. Pode ser complicado – por onde começar? Como fazer? Quanto tempo vai demorar?

O perigo das tarefas complexas é quando ficam vagas. Então, a procrastinação toma força. Evite isso transformando a tarefa em passos fáceis de cumprir – como partir um bolo!

gestão de tempo

Por exemplo, comece com “pensar em títulos para capítulos” e “pesquisar modelos de manual online”. Essas tarefas são específicas, logo você fica mais estimulado para cumpri-las logo. Não vai demorar para a tarefa complexa ficar pronta indo aos poucos!

#3 Evite as redes sociais para melhorar sua gestão de tempo

Funcionários gastam em média uma hora e meia do expediente utilizando redes sociais. O estudo britânico mostra que tempo valioso na sua empresa está sendo usada por funcionários para interagir com seus amigos e família.

Outro estudo mostra que 70% das empresas precisaram advertir seus colaboradores sobre a má gestão de tempo gasto nas redes sociais.Você também estaria nesses indicadores?

Por isso, evite as redes sociais. Caso façam parte do seu trabalho (leitura de artigos, marketing digital), use com uma pitada de sal. O problema é quando você começa a se distrair com coisas pessoais e deixa o trabalho de lado.

Uma dica é limitar o tempo de acesso com um aplicativo ou usar um temporizador no celular.

#4 Delegue tarefas e descanse

Fazer um monte de atividades em um dia pode parecer produtivo, mas na verdade é impossível ter foco absoluto por horas a fio. Uma hora você vai querer se distrair e relaxar. Inclusive, isso evita burnout (desgaste mental absoluto).

Uma estratégia de gestão de tempo é delegar tarefas menos importantes para terceiros. Algumas tarefas (especialmente as rotineiras) podem ser feitas por outro colaborador. Caso ele não consiga, vale a pena treiná-lo e deixar em suas mãos a responsabilidade. A terceirização também é uma opção.

Quando você delega tarefas, sobra mais tempo para descansar. Pode não parecer produtivo, mas alguns minutos de ócio inclusive ajudam sua mente a pensar em ideias fora da caixa ou novas soluções para velhos problemas. Nunca teve uma brilhante ideia quando tava no mundo da lua?

#5 Cronograma e anotações

gestão de tempo

Faça o teste de levar um cronograma e registrar todos os seus pensamentos, conversas e atividades por uma semana. Isso irá ajudá-lo a entender o quanto você pode fazer durante o curso de um dia. E também a identificar onde seus momentos preciosos estão indo.

Você verá quanto tempo é realmente gasto produzindo resultados e quanto tempo é desperdiçado em pensamentos improdutivos, conversas e ações. Qualquer atividade ou conversa que é importante para o seu sucesso deve ter um tempo atribuído a ele.

As listas de tarefas ficam cada vez mais longas até o ponto em que são impraticáveis. A gestão de tempo serve justamente para que você entenda seus limites e seu tempo, literalmente! Programe compromissos consigo mesmo e crie blocos de tempo para pensamentos, conversas e ações de alta prioridade. Programe quando começar e terminar. Tenha a disciplina para manter esses compromissos.

Planeje gastar pelo menos 50% de seu tempo envolvido nos pensamentos, atividades e conversas que produzem a maioria de seus resultados.

→ [BLOG] 4 dicas para um controle de tarefas produtivo na sua empresa

#6 Leve interrupções e “retrabalho” em conta

Programe o tempo para interrupções. Planeje tempo para ser afastado do que está fazendo. Tomemos, por exemplo, o conceito de ter “horário de expediente”. Nesse caso, uma maneira de dizer seria “interrupções planejadas”.

É importante considerar isso para não acabar caindo na rotina de planejar muito mais do que é realmente possível executar e se frustrar com isso.

#7 Dica pra manter o foco

Tome cinco minutos antes de cada atividade e tarefa para decidir qual resultado você deseja alcançar. Isso ajudará você a diminuir o tempo. Tome cinco minutos após cada tarefa e atividade para determinar se o resultado desejado foi alcançado. Se não, o que estava faltando? Como você descreve o que falta em sua próxima tarefa ou atividade?

Lembre-se que é impossível fazer tudo. Lembre-se também que as chances são boas de que 20% dos seus pensamentos, conversas e atividades produzam 80% dos seus resultados.

Invista nessas dicas práticas para que sua rotina dê um salto de produtividade só com a gestão de tempo!

Tenha mais tempo livre: terceirize funções da sua empresa para colaboradores externos! Demanda urgente? Um trabalhador temporário é a solução. Saiba como em nosso eBook!


Posts relacionados